Como evitar boicotar o arranque do negócio.

Fevereiro 3, 2021

Ouvir Podcast (02:54)

Olá e bom dia!

Ao iniciar um negócio muitas vezes o que custa é dar aquele pequeno primeiro passo que vai desbloquear o processo e abrir portas para um novo mundo de oportunidades e desafios.

Antes de ganhar coragem para escrever este Blog (aqui entre nós… estava à dois anos a tentar escrevê-lo)  tive que escrever uma nota para mim mesma: sou imperfeita, falho, aprendo, cresço e melhoro. “Isto não tem que ser perfeito Joana, ninguém é perfeito, tens é que começar…”

Os desafios de nos expormos

Senti que o desafio de iniciar o processo muito se devia ao facto de ter que me expor. E num negócio, especialmente num negócio com o nosso nome e em que damos a cara, a exposição é imensa. Temos um risco maior associado ao nome.

Uma marca, por exemplo, pode ser dissolvida caso algo não corra bem e a seguir criar-se outra exatamente com as mesmas pessoas por detrás. Mas quando o nome está em jogo o risco é maior, a única vantagem é que temos mais a ganhar também.

Mas, com a exposição vem o medo de falhar, o medo de não sermos suficientemente bons, o medo de fazer má figura.

Nunca vamos agradar a todos. E a nossa exposição irá sempre despertar emoções positivas e negativas em quem nos observa. A grande questão é: como se dá a volta?

Ganhar consciência

Um fator que ajuda é o ganho de consciência sobre os processos internos que estão a acontecer dentro de nós e de que forma estão a bloquear o processo de arranque. Outro factor é recordar que quem está como espectador tem também os seus desafios com que lidar e, por vezes, esses desafios manifestam-se na forma de críticas menos construtivas – desempoderamento – face à pessoa que se está a expor.

Com esta consciência face à pessoa que se expõe e face ao espectador que a observa, o importante é que ganhemos coragem para arriscar e que o medo não seja limitador.

Um livro que ajuda a compreender estes processos é ‘A Força da Coragem‘, da autora Brené Brown. Ela reforça que viver uma vida temerária e preenchida nem sempre é fácil, e que é obvio que vamos tropeçar e cair. Mas é também a coragem de arriscar que vai moldar os nossos valores, quem somos e quem queremos ser. Este livro explora o tema da vulnerabilidade, do sucesso e do fracasso e ajuda-nos a ver a vida e os desafios com uma perspectiva diferente.

#Referências

Livros

A Força da Coragem

de Brené Brown

de Brené Brown

*Nota: Este é um link de afiliado. Significa que se comprar este livro através do link eu receberei uma pequenina comissão. É uma forma de me ajudar a manter este projeto.

Espero que este artigo lhe possa ter sido útil.

Obrigada por estar aí e obrigada por me ler.

Até já 🙂
Joana

Joana Novo

Aqui partilho uma perspectiva honesta sobre o meu percurso enquanto empresária rumo ao estilo de vida que me faz feliz.