Inovação Social nos territórios do interior

Março 3, 2023

Foto por Joana Novo

Olá e bom dia!

É muito inspirador trabalhar a nível local pois existe um grande sentimento de proximidade das pessoas e das propostas que se encontram no território. E é igualmente inspirador quando encontramos propostas dinâmicas para os desafios emergentes.

Na região das Beiras e Serra da Estrela sem dúvida que o “despovoamento” é um problema social que necessita de intervenção. E para mitigar este problema, está a ser desenvolvido um modelo de trabalho em rede, sinérgico, a uma escala regional integrada.

Este modelo tem sido desenvolvido pela incubadora de inovação social com quem temos estado a colaborar, i3social. E promove a capacitação do território reforçando recursos, competências e cultura colaborativa dos agentes locais como forma de promover o empreendedorismo social e assim dar resposta a desafios sociais complexos, em todo o território de intervenção: Beiras e Serra da Estrela (BSE).

O foco do trabalho está em 3 pontos:

1. Incubação: para empoderar equipas e estruturas técnicas municipais de forma a identificar, apoiar e acompanhar novas iniciativas de inovação social, bem como dinamizar espaços de acolhimento das iniciativas empreendedoras (incubadoras);

2. Colaboração: para congregar instituições do sector social, económico, político e outros stakeholders de relevo numa rede com dinâmicas próprias que visam o debate dos problemas, emergência de novas soluções, trabalho em rede e reforço da capacidade de atração de valor e investimento para o território;

3. Capacitação: para aumentar a capacidade de equipas técnicas para o apoio a novos empreendedores e capacitar empreendedores para o desenvolvimento dos seus projetos;

Espero que este exemplo possa ser uma inspiração também para si e para aquilo que deseja ver acontecer na sua região ou cidade.

Do meu lado, ao tomar a decisão de focar o trabalho em marcas conscientes, que atentam aos impactos que têm nas pessoas e no ecossistema em que vivemos, senti que me fazia mais sentido ir partilhando os projetos inspiradores que já estão a acontecer. Para que possamos fazer as mudanças que queremos ver no mundo e criar um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Agradeço o tempo que dedicou a ler esta partilha,
Joana Novo

Joana Novo

Aqui partilho uma perspectiva honesta sobre o meu percurso enquanto empresária rumo ao estilo de vida que me faz feliz.