Fatores a considerar para começar um negócio e durante a sua gestão.

Novembro 12, 2020

Ouvir Podcast (05:50)

Olá e bom dia!

Ao iniciar um negócio há muitos fatores para refletir e decisões a tomar. Hoje partilho um excerto do livro ‘Sapiens’, de Yuval Noah Harari, que ajuda a ganhar uma perspectiva e consciência diferente sobre os negócios:

A idade das compras

«A moderna economia capitalista tem de aumentar constantemente a sua produção caso queira sobreviver, como um tubarão que tem de continuar a nadar ou então sufoca. No entanto, não basta produzir. Alguém tem de comprar os produtos, pois caso contrário tanto industriais como os investidores abrirão falência. Para evitar esta catástrofe, e para termos a certeza de que as pessoas compram sempre todas as coisas novas que a indústria produz, surgiu um novo tipo de ética: o consumismo.

A maior parte das pessoas ao longo da história vivia em condições de escassez. A sobriedade tornou-se, desse modo, a sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos, nunca deitava comida fora e cosia as calças rasgadas em vez de comprar um par novo. Só os reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e exibir as suas riquezas.

O consumismo vê o dispêndio de ainda mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si, a mimarem-se e, até, a matarem-se lentamente devido ao excesso de consumo. A frugalidade é uma doença que deve ser tratada. …»

por Yuval Noah Harari

A ética dos negócios

É uma constatação assustadora esta de que somos diariamente manipulados para consumir mais e mais. Que a maioria dos negócios tem só uma preocupação: faturar. E muito pouca preocupação no impacto que a produção massiva dos seus produtos possa estar a fazer ao ser humano e ao planeta.

É cada vez mais óbvio que a forma como vivemos precisa mudar e já está a mudar. Mas a mente humana tem uma resistência impressionante face à mudança.

Estamos a ser impelidos a desenvolver uma nova economia com outro tipo de valores e é impossível prever como será o mercado daqui a uns anos. Para sermos bem sucedidos temos que investir numa aprendizagem contínua e ter a flexibilidade para nos reinventarmos ao longo da nossa vida.

Como fazer a diferença?

O mundo ainda precisa de ver muitos problemas resolvidos. E todos nós temos um leque de valências que merece ser colocado ao serviço. Acredito que é isso que cada um de nós tem para oferecer.

Com as características que nos tornam únicos podemos ajudar a resolver os problemas que ainda estão por resolver. Em vez de entrar no jogo do consumismo, prejudicando as pessoas ou pondo em causa a, tão escassa, esperança de vida do nosso planeta.

Acredito que podemos dar o nosso contributo ao mundo com o menor impacto no planeta e respeitando quem nos rodeia.

#Referências

Livros

Sapiens: História Breve da Humanidade *

de Yuval Noah Harari

Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol. 1) *

de Yuval Noah Harari

*Nota: Este é um link de afiliado. Significa que se comprar este livro através do link eu receberei uma pequenina comissão. É uma forma de me ajudar a manter este projeto.

Espero que este artigo lhe possa ter sido útil.

Obrigada por estar aí e obrigada por me ler.

Até já 🙂
Joana

Joana Novo

Aqui partilho uma perspectiva honesta sobre o meu percurso enquanto empresária rumo ao estilo de vida que me faz feliz.